Shop Talk Magazine: ótima e gratuita!

8 Jun

Esta é pra quem é apaixonado [just like me!] por Visual Merchandising: tem material novo na área. E é brasileiro. E é gratuito!

Quando “encontrei” a Shop Talk Magazine [clique aqui para bisbilhotar] há umas duas semanas fiquei enlouquecida! Estava procurando alguma coisa legal para o blog e que fosse DAQUI, brazuca, sabe? E encontrei esta revista cheeeeia de conteúdo bom (nacional e internacional), com muitas dicas de Visual Merchandising, novidades na área da comunicação/design/moda, com imagens  e tudo mais! Entrei logo em contato com o Daniel Fonseca, editor da revista, e descolei uma entrevista para o blog!

* Algumas imagens para vocês ficarem com água na boca…

1. Daniel, em um parágrafo, quem é você e o que você quer da vida?

Eu sou visual merchandiser, editor da Shop Talk Magazine, louco por lojas desde pequeno e viciado em novidades. Quero aprender a voar. (rs).

 2. Resumidamente, um pouquinho de sua experiência profissional e o que faz atualmente.

Já realizei trabalhos para marcas internacionais como Mont Blanc, Hermès, CK, GAP, etc, mas torço pelo know-how brasileiro. Eu acredito na força do varejo tupiniquim. 
Desde 2009 ministro aulas, treinamentos e palestras sobre Visual Merchandising e Vitrinismo. Sou professor do Senac e do Sigbol Fashion, além de ser responsável pelos projetos de VM e Identidade Visual da agência que tenho em parceria com Alvise Lucchese, meu sócio. Sou também colunista do site ModaSpot da editora Abril e editor da Shop Talk Magazine e do portal WeAreShopTalk, ambos focados em Visual Merchandising e novidades do varejo nacional e internacional. 

3. Por que uma REVISTA? Como surgiu a ideia e o porquê de utilizar este meio. 

 A ideia da revista surgiu quase que naturalmente. Eu e o Alvise já trabalhávamos juntos desde 2008 e éramos correspondentes de alguns sites de tendências internacionais quando resolvemos fundar a Shop Talk. Começamos a editar o blog com notícias diárias e vimos que a resposta do público estava sendo positiva.

Porém, foi durante uma aula que eu tive o “click”. Uma aluna me questionou sobre alguma publicação de VM em português e aí eu me dei conta de que não havia nenhuma.

Contei a ideia pro Alvise, que é produtor gráfico por formação e já havia trabalhado na Abril e na Folha de S. São Paulo, e ele topou mergulhar nesse projeto.

A ideia do formato revista é exatamente criar um material de referência que sirva de inspiração e consulta para varejistas, designers, arquitetos, estudantes e demais envolvidos no mercado.

4. Qual é a proposta da Shop Talk Magazine?

A ideia de criar a revista veio de encontro ao desejo ini­cial de fundação da empresa: a proposta de criar uma comunicação livre entre consumidores e varejo como num “chat”. Por isso demos o nome “Shop Talk”, com o intuito de justificar o fluxo de informações e assim pro­mover o campo de atuação do visual merchandising e suas adjacências de forma criativa e inteligente, focando no mercado brasileiro.

5. Todo o conteúdo é gratuito. Qual é o motivo?

Como fizemos tudo na base da colaboração (não temos nada de investimento), achamos justo que o conteúdo seja livre também. A proposta é criar uma comunidade de interessados e agregar valor ao trabalho realizado pelas pessoas que acreditam na experiência quando o assunto é varejo.

6. Quem são os colaboradores deste projeto?

Nossa rede de colaboradores é feita basicamente de contatos realizados por meio da internet e se constitui de blogueiros e estudiosos da área que acreditaram no projeto.

O nosso objetivo é fazer a rede crescer e agregar diversas fontes de informação garantindo a diversidade de opiniões no espaço da revista.

7. Quais são as perspectivas para o Visual Merchandising no Brasil?

Como eu disse anteriormente, eu acredito na força do varejo tupiniquim e posso afirmar que o Visual Merchandising, como ferramenta essencial para o crescimento, acompanhará a evolução do setor aqui no Brasil.

Acredito que as reformas dos cursos de moda e design bem como o aumento da informação surgem como catalisadores desse movimento, trazendo interação entre profissionais, estudantes e mercado de forma cada vez mais coerente, garantindo o crescimento da área no país.

Fazendo frente aos concorrentes internacionais, vários são os exemplos de marcas brasileiras que já investem pesado no Visual Merchandising, criando equipes treinadas em encantar o cliente pelo correto manejo do produto no interior do ponto de venda. Temos trabalhos incríveis sendo feitos por aqui. 

O caminho, todavia, ainda é longo, mas a largada já está dada!

Para conhecer um pouco mais a Shop Talk, vale o clique: http://www.weareshoptalk.com/ 

E aqui está a Edição#1 da revista: http://www.weareshoptalk.com/edicao1/

Anúncios

Uma resposta to “Shop Talk Magazine: ótima e gratuita!”

  1. Pri Knechtel Junho 10, 2011 às 5:10 pm #

    Adorei! A idéia é incrível, a revista também e a entrevista ficou ótima, perguntas super bem elaboradas e as respostas recheadas de bom humor.

    beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: